1.20.2009

Só aprende quem caminha

Dia desses me peguei pensando sobre inteligência. E perguntei a alguém muito importante para mim (e muito inteligente também, vale ressaltar) o que seria uma pessoa considerada inteligente. "Uma pessoa que sabe das coisas... e articula bem o que sabe". Achei perfeito!

Depois, questionando colegas de trabalho, vi que não é tão fácil para os outros definirem alguém inteligente:
- Ah, mas depende, de que inteligência você está falando?
- Tenho um amigo que é muito inteligente para ganhar dinheiro, mas não sabe lidar com gente...
- Puxa, assim, de pronto... difícil, né?
- Alguém que tenha bons conhecimentos gerais e amplos
- Uma pessoa que sempre tem respostas para tudo

E fiquei com a primeira definição, porque quando pensei em alguém inteligente, me veio à mente o meu pai. Ele concluiu o 4º ano básico lá em mil-novecentos-e-bolinha. Não teve mais estudos e foi pedreiro a vida toda. Mas, não passou um dia sequer sem me dizer que seria estudando que eu conseguiria qualquer coisa na minha vida. Me levava para seus compromissos e me explicava como o mundo funcionava, comprava livros sem poder, gastou o que tinha guardado para me dar a primeira máquina de escrever (que eu usei para datilografar muitos dos orçamentos que ele mandava pros clientes), me apoiou quando decidi fazer Jornalismo.

Sabia lidar com as pessoas, embora fosse muito rigoroso dentro de casa. Educado, nunca deixou de falar por favor e obrigado. Colocava tudo no papel e guardava notinhas fiscais para tentar controlar os gastos. Abria mão de comprar roupa nova no final do ano para oferecer uma boa ceia para a família. Ouvia rádio de manhã e não perdia nenhum noticiário. Gostava de canário e cachorro. Criou cinco filhos que não eram seus.

Como lá na primeira definição, ele entendia das coisas. Sem precisar de estudo, sem ter que mergulhar em livros ou sites (que ele nem chegou a conhecer). Ele só viveu, só caminhou, só viu e entendeu.

E como bem disse o dono da definição, "a experiência é a maior fonte de sabedoria". E como bem disse Ruben Blades, na -- belíssima -- canção com The Derek Trucks Band, "solo aprende quem camina".





* que os caminhos que estão à minha frente e à frente das pessoas que amo tragam sabedoria, todos os dias...




8 comentários:

Central Perk disse...

Tive a honra de receber um sorriso dessa pessoa um dia. E assino embaixo de tudo o que você escreveu.

Anônimo disse...

Valeu a demora Mara, achei o post lindo, sensível, sincero. Sabedoria acima de tudo.

Anônimo disse...

Lindo o texto, a admiração pela pessoa que te tornou a pessoa que é. Acho sensacional esse reconhecimento, esse carinho... Afinal de contas, é dificil falar, mas qdo a gente se olha no espelho, dá pra notar um pouco deles na gente, né?

beijos

Unknown disse...

Que belo momento este seu texto, maroca.

Glauciana disse...

Que lindo. Que sensível. Que delicado. Você é, sem dúvida, um pouco de tudo isso que escreveu. Grande beijo.

Carol disse...

De chorar de emoção. Lindo texto, Mara!

Anônimo disse...

Cheio de emoção e afeto. Belo texto Mara.

Anônimo disse...

Concordo com a Pati, Mara, valeu a pena esperar... Foi muito bom trazer o tema pra nos fazer refletir... Bjs!