4.02.2010

Conto sem fada moderno

Há algum tempo, assisti com a Bárbara o precioso Edward Mãos de Tesoura. Partiu dela a vontade de ver - achou o dvd na minha prateleira e quis saber se poderia assistir àquele filme. Puxando pela memória, não me lembrei de nada que impedisse, então, lá fomos nós, bacias de pipocas no colo e aconchego do sofá por pouco mais de uma hora.

Normalmente, ele pergunta bastante durante os filmes. Palavras que não conhece, situações que não entende, falhas no roteiro (que às vezes só uma criança consegue perceber). Lembro que durante Edward ela pouco perguntou e pareceu ter entrado lá no tubo da tv, passeando entre as esculturas das árvores e dos cabelos tresloucados daquela cidade. Ela bem entendia o que acontecia naquele mundo mágico que não era de conto de fada.

No tragi-dramático-catastrófico fim - não haveria de ser diferente com Tim Burton - ela chorou. Primeiro, porque já estava com dó daquela pobre alegoria feminina de Geni, que só era boa enquanto servia cegamente ao seu vilarejo. O estopim pro choro sentido foi o momento em que todos se voltam contra Edward e ele fica encurralado e ferido no casarão. E assim, acuado e machucado, permanecerá pelo resto de sua vida.

Considero Tim Burton um grande diretor e sempre espero ansiosa por seus filmes. Porque eles podem ser qualquer coisa, menos óbvios. E no meio da obscuridade que é comum à sua obra, consegue-se fazer brotar frestas de sensibilidade com a mesma intensidade de um arroubo de paixão descontrolada.

Como disse, faz um tempo que vi o filme com a Bárbara. Mas, esse post não surgiu apenas porque lembrei ou porque Alice está chegando nos cinemas (aliás, nem estou aqui... estou lá na fila comprando ingresso, tá?). O motivo é um desenho que encontrei nas coisas delas, enquanto fazia aquele faxinão de feriadão. Com vocês, a obra de arte: "Eduard" "Mão" de Tesoura, por Bárbara.

2 comentários:

Érika de Moraes disse...

Uau!!! Johnny Depp é sempre um colírio, seja como for!!!
Bjs e bom feriado!

Central Perk disse...

Tao pequetitica e já caiu de amores por Johnny Depp. Olha como ela desenhou o olhar dele! Barbarela tem bom gosto e só podia ser essa menina sensível. Beijocas pras duas.