7.27.2011

Find a way

Faz dois meses que não passo por aqui... e tive tantas coisas que pensei, que passei, que postei (só lá dentro da cachola). Pra reabrir os trabalhos nesse distinto espaço, o registro da dúvida existencial de Bárbara, menina de 8-quase-9-anos:


(dia qualquer da semana passada, numa hora meio sem motivo, tipo, escovando os dentes depois do almoço)

- Mãe...
- Diga, Bibi...
- Qual é o sentido da vida?
(se eu estava escovando os dentes, devo ter engolido a pasta nessa hora...)
- Como-como é, filha?
- É, mãe... o sentido da vida, entende? Por quê é que a gente nasce? O que a gente vem fazer aqui? E por quê depois morre?
(e eu que achei que a pergunta mais difícil seria a 'o que é sexo?'... breathe, Mara, breathe)
- Filha, essa é uma questão que pode ter muitas respostas, mas a sua vai depender sempre daquilo que você acredita...
(cara de 'não-enrola-e-me-responde-logo)
- Como?
- As religiões explicam de uma maneira, com a existência de deuses, energias que a gente não vê, outras vidas... já a ciência explica com a teoria da evolução... lembra disso?
- Eu lembro... mas, nenhuma delas explica porque a gente nasce, cresce e morre. Pra quê viver se a gente vai morrer?...
(eita lasca!!!!)
- Filha, tem pessoas que vêm ao mundo e descobrem curas para doenças, outras acabam salvando povos inteiros de serem destruídos... e outras chegam para dar sentido à vida das outras. Assim como você, para mim...
- Mãe, isso é bonito. Você dá sentido pra minha vida também. Mas, eu ainda não entendo porque as pessoas tem nascer e depois morrer...
(caraca! ela não se deu por vencida... bom, pelo menos já sei que ela não vai ficar chorando com power point que as parente mandam, né?)
- Sua avó tinha uma frase que ela sempre falava quando alguém conhecido morria: "a única certeza dessa vida, é a morte". Sempre concordei com essa frase, embora nunca ficasse confortável com ela.
- Mas a frase da vó é verdade...
- É sim. Verdade, também, é que você vai encontrar o sentido da vida quando menos esperar, sabia? Deixa o seu coraçãozinho aberto, faça as coisas que gosta e fica tranquila... esse é um bom jeito de saber o sentido da sua vida...
- Tá, mas depois você me fala mais sobre isso?...
(e lá vou eu buscar minha bibliografia básica de filosofia... posso passar dvd do House pra ela?)

Nenhum comentário: