9.22.2008

Pelo menos uma vez, não temos culpa!




Um dos ótimos vídeos do domingo foi Feel Like Going Home, que faz parte de uma série de oito filmes sobre Blues, dirigidos por Martin Scorsese. Sensacional! Como o próprio diretor, recomendo tanto para quem quer conhecer essa música como para quem já é fã.

Como o título sugere, o longa é uma retomada às origens do blues. Guiada pelo músico Corey Harris, a viagem no tempo agrada, com imagens raras, depoimentos arrepiantes e o melhor do som que vem da alma.

Destaque para o elucidativo Willie King, que tira do mármore do inferno a imagem feminina nos blues clássicos. O que ele diz (pena não ter o texto literal aqui... uma hora vejo se consigo postar) é que os negros estavam, na verdade, é falando dos seus opressores patrões. Quando diziam que "ela era muito cruel, levavam todo o seu dinheiro", a referência era aos donos de fazendas, que exploravam a mão-de-obra e pagavam uma miséria. Enfim, a redenção.


* tem uma frase muito bacana no começo do filme, mas é claro que não lembro exatamente como é... estou esperando um passarinho soprar no meu ouvido.