2.23.2010

Pitadas de Vancouver

Gosto de acompanhar esportes, embora o faça com menos frequência do que há alguns anos. Quem incutiu a predileção na minha cabeça (e no coração, porque não?) foi o digníssimo senhor Antonio de Santi, pai e apoiador oficial em todas as horas em que esteve pisando esse chão.

Das recordações de infância, guardo nitidamente os domingos de jogo do Todo Poderoso Timão -- que ainda não tinha essa alcunha na época --, em que não podíamos respirar mais alto na sala pra não perder um lance, fosse na TV ou no radinho de pilha que ficava em cima da geladeira. Engraçado é ver meu irmão repetir o mesmo comportamento hoje, vinte anos depois. E ainda me ligar pra comentar resultado de jogo, mudança de técnico, novas contratações...

E eis que estou em férias e começo a acompanhar as tais Olimpíadas de Inverno. Quando a gente percebe que sabe o nome da jogadora canadense de curling feminino é porque o estágio de envolvimento afetivo já é irreversível. Mas, os esportes são bacanas, nórdicos e acima de tudo estilosos. De repente, lá estava eu quase duas horas e cacetada babando na patinação artística. E torcendo ainda, veja só.
Esse post é um apanhado rápido, despropositado e sem pretensões de crítica esportiva. Trata-se apenas de um registro breve de cositas que me chamaram a atenção nesse meio de monte de neve:

*** Juro que fiquei babando nesse uniforme do time da Rússia! É bonito, moderno, vermelho... uma coisa White Stripes Team, saca? Seria muito remota a chance de eu econtrar isso em algum outlet de uma loja esportiva um dia?



*** Quanto pesa um ouro olímpico para um atleta? Se a maior conquista esportiva dele for em Vancouver, vai pesar 576g. Isso no caso do ouro mesmo. As medalhas dessa Olímpiada de Inverno variam entre 500 e 576g e, até o momento, são as mais pesadas já produzidas para esse tipo de torneio.


*** Vale a pena ver de novo o sensacional Jamaica Abaixo de Zero. Aliás, os Jogos de Inverno do filme são no Canadá também. Gelada coincidência ou não, o filme está na lista de (poucas) comédias que me agradam.




*** O curling é um primo chique e de nariz arrebitado da bocha, né minha gente? A ideia central é a mesma, mas a elegantésima pedra de granito de 20kg tem que deslizar pelo gelo ao invés de ser feiosa e maciça (em ferro?) e ser arremessada pelo chão batido. Ah, tem as moças das vassouras também! Se elas fizerem uma faxina com o mesmo empenho, concentração e estresse com que gritam para a pedra chegar ao alvo, eu pago diária dobrada!



*** Pré-requisito do Figure Skating: bad, bad hair! E olha que, no começo, eu achava que era ter mullets... santa ingenuidade, Batman.













*** Pra finalizar, é com felicidade quase infantil que fico olhando praquele monte de neve branquinha, branquinha. Dá até pra imaginar os ossos tremendo dentro da carne, com frio de verdade, que faz a espinha curvar e a ponta do nariz queimar. Minha predileção pelo inverno ao verão vem de nascença, então, ao ver os jogos, prevalece a minha crença de que o frio ainda pode chegar. E não tem como não colocar um risinho no canto da boca e pensar "acho que Ele existe mesmo" quando se vê uma imagem dessas:



Um comentário:

Rosália do Vale disse...

Maroca, também estou acompanhando os jogos de Vancouver. Á patinação artística é a minha preferência - igualmente da minha mãe, que já vê a neta praticando o esporte daqui a vinte anos. Realmente o país verão 40 graus se rendeu à neve, esperando um soprinho de frio lá do Canadá. Beijos!!